segunda-feira, 20 de julho de 2009

Região Sul e suas diversidades

A região Sul é a mais européia do Brasil, com um clima subtropical e as temperaturas mais baixas do país, chegando a nevar nas serras. A imigração alemã, italiana e polonesa nesta região é marcante, onde os traços europeus predominam, tanto no físico com olhos claros e cabelo loiro, como na arquitetura, culinária, cultura e estilo de vida.

No estado do Paraná, com seus imensos Pinheiros (Araucárias) temos a capital Curitiba, que é a cidade exemplo de modernidade e qualidade de vida, com grandes e cuidadas áreas verdes, planejamento urbano, transportes e educação.

As "Cataratas do Iguaçu", uma das mais belas quedas de água do mundo, com cerca de 300 metros de altura, também esta localizada neste estado.

O estado de Santa Catarina, está marcado pelas lindas praias e cidades tipicamente alemãs. Sua capital, na bela ilha de Florianópolis, são famosos pelos restaurantes especializados em frutos do mar, onde são servidos rodadas de camarões e na badalada praia da Joaquina, são realizados campeonatos internacionais de surfe.

O folclore e a tradição alemã são manifestados em festas típicas nas cidades de Joinville e Blumenau. Na pequena Pomerode é comum encontrar Brasileiros que só sabem o idioma alemão.

Já no estado do Rio Grande do Sul, o espírito regionalista oferece um folclore rico na música e dança com uso de trajes típicos e costumes próprios, como o churrasco gaúcho feito no espeto e o hábito de beber "chimarrão" , um chá de ervas, sorvido em cuia especial, nas rodas de bate papo.

A maior influência dos italianos está presente nas cidades serranas, com muito vinho e comidas típicas das aldeias italianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário