segunda-feira, 20 de julho de 2009

Região Norte e suas diversidades

A floresta Amazônica, localizada na região Norte, é considerada o pulmão do mundo; com densa vegetação, ostentando arvores de até 60 metros de altura, e o rio Amazonas o maior em volume de água do mundo, representa 1/5 das reservas de água doce do planeta.

Temos, também, fauna e flora exuberantes, a maior diversidade biológica do planeta - 1/3 das espécies vivas.
Além disso, esta região abriga o arquipélago Anavilhanas, o maior do mundo com 400 ilhas, situado no rio Negro, e a maior ilha fluvial do mundo, a ilha do bananal no rio Araguaia.

A Amazônia é ideal para quem busca a aventura, pesca e ecoturismo.

Em Manaus, encontramos o teatro Amazonas, construído no final do século XIX (no apogeu da borracha), em estilo Renascentista, com o interior em art-noveau.
No estado do Pará está a ilha de Marajó, local onde acontece a fabulosa "pororoca" - encontro do rio Amazonas com o Oceano Atlântico. A ilha abriga também o maior rebanho de búfalos do país e espécies raras de fauna e flora.

Nesta região encontra-se o maior número de índios do país; 25.000 índios de 93 etnias, 27,5% do total do Brasil, e é visível sua influência no Artesanato com fibras naturais, máscaras, cocares e de cerâmicas Marajoara e Tapajônicas.

Nos estados do Amapá e Pará, banhados pelo Oceano Atlântico, as paisagens são lindas, com atividades para todas as preferências esportivas como o surfe, caça submarina, natação, ultraleve, etc. ... e de lazer como passeios de barco, jangada, buggy nas dunas, banho de mar e nas piscinas naturais, dança, música, festas populares, folclore e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário