segunda-feira, 20 de julho de 2009

Região Sudeste e suas diversidades

A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil. Trabalho, beleza, ação, conhecimento, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, problemas sociais, arquitetura do estilo barroco ao ultra moderno, movimento, culinária globalizada; a face urbana do país, que imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir e misturar.

Dessa união de povos, ambições, culturas, cores, ideais, peles, cheiros, sentimentos, necessidades; surge a região com a maior população do país, a maior densidade demográfica, a economia mais desenvolvida e industrializada, concentrando, aqui, mais da metade da produção do país.

Essas características estão concentradas principalmente no estado de São Paulo, e na sua capital de mesmo nome, a maior metrópole da América Latina. Estado agitado, centro de negócios industriais e comerciais, intensa vida cultural e artística, com muitos shopping centers e especialidades culinárias do mundo todo em seus restaurantes.

Também no Sudeste temos o Portal turístico do Brasil, o estado do Rio de Janeiro e sua capital do mesmo nome, conhecida como "cidade maravilhosa", com uma natureza exuberante contrastando com modernos edifícios e favelas. No Rio acontece o carnaval mais famoso do mundo, com seus desfiles de escolas de samba.

O artesanato é diversificado com grande quantidade de peças em pedra sabão e ferro.
A culinária, bem regional, é conhecida pela fartura de carnes. São lingüiças, lombo, costelinhas e torresmo de porco, frango, acompanhado com feijão tropeiro, couve e farofa. O queijo Minas está sempre presente, seja no famoso pão de queijo, consumido a toda hora com café ou acompanhando as deliciosas compotas de frutas naturais.

Um comentário: