segunda-feira, 20 de julho de 2009

Região Centro-Oeste e suas diversidades

A diversidade e os contrastes brasileiros estão presentes na região Centro-Oeste, que tem características únicas, opostas e excêntricas, divididas em seus 4 estados.

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, encontramos o pantanal, conhecido como o "santuário ecológico", um dos ecos sistemas mais importantes do planeta, com cerca de 1000 espécies diferentes de animais: jacarés, capivaras, onças pintada, 600 variedades de aves e pássaros entre elas a colorida e falante arara e os enormes tuiuiús.

Na Chapada dos Guimarães temos cãnions e cachoeiras.

A cidade de Bonito é ideal para quem busca o eco turismo, com grutas e lagos de águas cristalinas.

No estado de Goiás, temos as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, com cachoeiras, lagoas de água mineral e quentes com temperaturas variando entre 37º e 58º, que possuem propriedades medicinais, ideais para tratamentos e descanso.

Brasília, a capital federal, símbolo mundial da moderna arquitetura, projetada por Oscar Niemayer e Lúcio Costa, cidade construída em apenas 1.000 dias e inaugurada em 1960.

O folclore cuiabano uma das principais atrações turísticas da capital matogrossense. O Siriri, é um dos folguedos mais populares e antigos de Mato Grosso. É praticado nas cidades e , principalmente, na zona rural, fazendo parte da maioria das festas como casamentos, batizados, carnaval, aniversários, e também das comemorações religiosas. É dançado por homens, mulheres e crianças, em roda ou fileiras formadas por pares que se movimentam ao som da viola de cocho, do ganzá e do mocho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário