segunda-feira, 20 de julho de 2009

Região Nordeste e suas diversidades

A Região Nordeste, com seus 9 estados, reúne o que existe de mais típico e envolvente no Brasil, em termos da influência africana como: música/dança (capoeira, afoxé, olodum, forró, frevo) e religião (candomblé, umbanda).

São típicas da região as comidas como: acarajé, vatapá, caruru, carne seca, biju de farinha de mandioca e o uso de temperos com inúmeras pimentas e o rústico "azeite de dendê" - extraído de uma palmeira.
A refrescante e saborosa água de coco é muito consumida ao natural ou como aperitivo misturada com destilados.

Cenário privilegiado, onde a manifestação cultural popular, em todas as suas expressões, é muito intensa, festas folclóricas, teatro, artes plásticas e o riquíssimo artesanato regional das rendas de bilros, peças em cerâmica, madeira e couro, garrafas coloridas, redes e tapetes.

A influência dos holandeses, franceses, portugueses, é notada nas construções coloniais em estilo europeu, no uso de azulejos portugueses, nas fachadas e ferro torneado nas sacadas. Os olhos azuis e verdes dos europeus se misturam com a pele morena dos africanos.

As opções de roteiros turísticos são muitas, como Porto Seguro e Salvador na Bahia, arquipélago Fernando de Noronha, Recife e Olinda em Pernambuco. Lugares mágicos e com praias fantásticas, também em Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, além de ilhas paradisíacas.

Um comentário:

  1. Nossa super ajudou viu flor, na maioria dos blogs tá tudo muito solto..
    Você é bem precisa.

    ResponderExcluir